Itabuna vai repactuar prestação de serviços pelo SUS com municÃpios da região
O prefeito Fernando Gomes anunciou, numa audiência com seis vereadores liderados pelo presidente da Câmara de Itajuípe, Jean Márcio Vasconcelos (PT) e pelo secretário de Saúde daquele município, Adilson Ribeiro, que vai negociar com o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado o aumento do repasse de recursos para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que atende a pacientes de 168 municípios e é considerado uma referência no atendimento para o Sul da Bahia. Disse ainda, que pretende em fevereiro reunir prefeitos e secretários de saúde da região para discutir uma repactuação dos serviços de alta e média complexidade pelo SUS .
No início da audiência ele apresentou um relato das dificuldades enfrentadas pelo Hospital de Base, que trabalha com déficits continuados, tem dívidas acumuladas e vem recebendo recursos suplementares repassados pela prefeitura de Itabuna, mas atende a pacientes de toda a região Sul, Extremo Sul e do Sudoeste, uma vez que funciona como referência para emergências e atendimento de alta e média complexidade.
Além dos problemas de saúde, o prefeito falou ainda sobre problemas comuns aos municípios da região como a violência, o que exige dos governos ações e investimentos não apenas em segurança, mas em educação, esportes, geração de emprego e renda, que são fatores de inclusão social. O prefeito elogiou os vereadores pela ação de discutir a questão da retomada do atendimento do Hospital de Base a pacientes de outros municípios, lembrando que “fomos às ruas pedir votos e temos de dar uma resposta aos nossos eleitores através do trabalho”.
O secretário de Saúde de Itajuípe, Adilson Ribeiro revelou que o encontro foi proveitoso e serviu para discutir a questão do atendimento aos pacientes de municípios de pequeno porte como o seu, que transferem pacientes para atendimento emergencial e especializado em Itabuna, “afinal de contas o Hospital de Base é a nossa principal porta de entrada em termos de atenção hospitalar na região,” complementou.
Já o presidente da Câmara de Itajuípe, Jean Márcio Vasconcelos, que liderou uma comitiva integrada pelos vereadores Joaci Caires (PCdoB), Antônio Lopes (PP), Célia Maria Santana (PTN), Gilmário Costa (PSD), e Luisiane Maia, informou que pretende realizar uma nova reunião em Itabuna com a presença do prefeito de seu município, Marconi Amaral.